VISITANTES

Contador de visitas

sábado, 24 de julho de 2010

CIENTISTAS DIVULGAM: GALINHA VEIO 1º QUE O OVO

GÊNESIS
1 No começo Deus criou os céus e a terra.
2 A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar
profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.
24 Então Deus disse: - Que a terra produza todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie! E assim aconteceu.
25 Deus fez os animais, cada um de acordo com a sua espécie: os animais domésticos, os selvagens e os que se arrastam pelo chão. E Deus viu que o que havia feito era bom.



SÃO PAULO – Ao lado de grandes questões existenciais como “de onde viemos” e “para onde vamos”, a pergunta “quem veio primeiro: o ovo ou a galinha” surge como um dos grandes enigmas pendentes da humanidade.
Agora, pesquisadores das Universidades de Warwick e Sheffield acreditam ter encontrado uma pista para solucioná-lo: uma proteína presente na galinha que provaria (pelo menos em parte) que ela veio antes do ovo.
Estudando a formação da casca dos ovos, os pesquisadores usaram computação para criar simulações das dinâmicas moleculares das cascas. Nesse processo, eles descobriram como age uma proteína específica da galinha, a ovocleidin-17 (OC-17) que tem papel na formação da casca do ovo.
Ela é achada somente na parte dura da casca e parecia influenciar a transformação de CaCo3 em cristais, o que faria a casca resistente. Apesar de sua influencia na casca ser conhecida, a forma como ela agia ainda não o era.
No estudo, os pesquisadores descobriram que a OC-17 age como um catalisador, se juntando ao carbonato de cálcio para iniciar a formação dos cristais e depois “soltando” ele quando o núcleo cristalizado já está suficientemente grande. Isso libera a molécula da OC-17 para continuar a cristalização, se justando a outros carbonatos e assim por diante... acelerando a velocidade da criação da casca do ovo.
Como o ovo só pode ser formado por meio da proteína da galinha, isso poderia por um fim ao mistério de “quem veio primeiro”. Hipóteses já levantadas sobre "o ovo ou a galinha" incluem a possibilidade do ovo ter surgido antes. Nesse caso, o cruzamento de dois animais (não galinhas) teria resultado, por meio de mutação, no primeiro ovo de galinha. No entanto, os próprios pesquisadores admitem que se trata apenas de uma “diversão” tentar resolver este mistério – e que este não era o objetivo principal da pesquisa.
O estudo sobre as cascas de ovo foi publicado na Angewandte
Chemie International Edition.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/galinha-veio-antes-do-ovo-sugere-estudo-16072010-40.shl