VISITANTES

Contador de visitas

quinta-feira, 22 de julho de 2010

RAMON OU RÁ AMON?


Na demonologia, Amon (também pronunciado Aamon), é o Duque dos infernos, e é o septuagésimo segundo demônio gótico, quem governa quarenta legiões do inferno. Sua aparência, é a de um lobo com uma cauda de serpente, chamas do fogo, como vómitos, saem de fora de sua boca. Ao comando de um mago, Amon, pode assumir a forma de homem com uma cabeça de corvo, tendo um dos dentes caninos. Ele fala de todas as coisas passadas e futuras. Ele adquire amor e concilia controvérsias entre amigos e inimigos. Alguns demonologistas[carece de fontes?] tem seu nome associado com o deus egípcio Amun ou com o deus Ba'al Hammon, de Cartago.O deus Amon podia ser representado de várias formas: como animal, como homem com cabeça de animal ou como homem.

Os animais associados a Amon eram o ganso e o carneiro, podendo por isso o deus ser representado sob estas formas. Contudo, a representação como ganso era rara. Como carneiro surgia com chifres curvos e cauda curta (ovis platyura aegyptiaca).

Na forma híbrida podia surgir como homem com cabeça de carneiro.

Amon era representado como homem com barba postiça, de pele negra ou lápis-lazúli (alusão ao culto de Amon como deus celeste). Sua cabeça era encimada por um disco solar, uraeus, e duas plumas. Cada uma dessas plumas encontrava-se dividida verticalmente em duas secções, que reflectiam a visão egípcia dualista (rio Nilo/deserto; Vida/Morte...) e horizontalmente em sete segmentos. Na parte posterior da coroa podia levar uma fita vermelha. Na mão direita segurava um ankh e na esquerda o ceptro uas. Em algumas representações Amon surge com um falo, resultado de sua associação com o deus Min.

Amon era também considerado o rei dos deuses. Muitas vezes era associado ao deus Rá (ou Ré), formando assim o deus Amon-Rá, o deus que traz o sol e a vida ao Egito. Era representado na forma de um homem em túnicas reais com duas plumas no cabelo.

O deus Amon era acompanhado de sua mulher Mut (representada num corpo de mulher mas com cabeça de abutre ou coroas).